sábado, 30 de julho de 2011

A Nossa Sociedade



                                                                                                                              

    Desde os primórdios dos tempos, as sociedades deparam-se com problemas sociais, desde, corrupção, diferenças sociais, escravatura, miséria, etc. Atualmente esses problemas agravaram-se, devido ao excessivo interesse económico entre as nações.
    Vejamos o nosso país, problemas na saúde, no ensino, a sociedade cada vez mais envelhecida, devido á imigração dos jovens, por vezes forçada, porque não conseguem encontrar emprego no próprio país, mão de obra bastante qualificada que poderiam ajudar no desenvolvimento e consequente enrequecimento do país, mas por incompetência ou ganância dos sucessivos governos, preferem procurar recursos humanos em países menos desenvolvidos, desviando verbas, muitas vezes para proveito próprio, empobrecendo assim o povo, enganando os cidadãos dizendo que o país está mal, é preciso ter lata , não acham!!!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Arte!!!!

coke24 25 Obras de Arte Com Simples Latas de Coca Cola
coke26 25 Obras de Arte Com Simples Latas de Coca Cola                                                                                                                                                                          




                                                                                          coke27 25 Obras de Arte Com Simples Latas de Coca Cola
coke4 25 Obras de Arte Com Simples Latas de Coca Cola

sábado, 16 de julho de 2011

A RECICLAGEM


      Quando me foi sugerido escrever uma crónica num blog sobre latas, achei bastante absurdo, porque não me surgiram temas que de algum modo pudessem ser interessantes, mas depois de um pouco reflectir, algumas ideias ouvir, achei que a reciclagem era um bom tema para começar. Embora seja um tema já        bastante abordado, acho que, muitas mentalidades ainda não estão completamente esclarecidas e convencidas de que a reciclagem pode ser um meio para melhorar a nossa qualidade de vida e das gerações futuras.
    Durante muito tempo parecia não haver motivo para grandes preocupações com o destino dos lixos, havia muito terreno para aterros sanitários e pensava-se que o lixo se biodegradava rapidamente, transformando-se em húmus. Mas com o decorrer dos anos, todas estas convicções foram derrubadas, nos aterros o lixo não se degradava  como se pensava e alguns materiais não têm capacidade para se degradar, poluindo assim os solos e os cursos de água. Por isto, temos que mudar as mentalidades e fazer reciclagem.
    A reciclagem é um método de diminuir a quantidade de resíduos, para isso, os cidadãos devem contribuir activamente na correta separação desses resíduos.
    Conheço famílias que simplesmente ignoram a reciclagem, tendo um eco ponto mesmo em frente á casa, por favor só peço que tenham um pouco mais de consciência e acreditem que um pequeno gesto hoje, vai melhorar a qualidade de vida dos vossos filhos, netos, bisnetos, etc...
    Neste tempo de crise que estamos a atravessar é importante,cada vez mais, utilizar técnicas e reaproveitamento de resíduos, no caso das latas, o alúminio sendo uma matéria não degradavel é importante ser reciclada, diminuindo assim o uso de recursos naturais e energéticos. O alúminio e o único material que ao ser fundido não perde qualidade, enquanto que os outros matérias perdem alguma qualidade ao ser reciclados


Contentores de uso doméstico

     Hoje em dia o mercado oferece varias opções de contentores de reciclagem domésticos, que tem 3 recipientes, o azul para o papel e cartão, o verde para o vidro e o amarelo para os plásticos e metais( como as latas) e devido ao seu elevado valor económico, acaba por não ser uma opção acessível a qualquer orçamento familiar, prejudicando assim a reciclagem.
    
                       Agora digam-me vocês, devemos fazer a reciclagem ou não???

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Que país

    Hoje foi um dias daqueles! Não só pelo o trabalho que é normal, tive um caso muito engraçado,ou melhor irreal, estava eu a trabalhar(sou feirante) quando uma cliente minha é abordada pelo um homem talvez Romeno que lhe oferece um santo e umas canetas, a cliente estranhou e com muitas duvidas aceitou.Passado alguns segundos ele pergunta:"-Então, onde esta a minha moeda?" a senhora ficou muito impressionada com a pergunta e respondeu:"Não lhe pedi nada", ele não gostando da resposta lhe respondeu: "Então da-me essa m*** sua c***", Incrédula com a resposta a discussão começou, ate mesmo ele lhe bater.Como eu e toda a gente que estava a assistir ficamos admirados com o que vimos, a policia foi chamada ao local e o senhores agentes depois de falarem com a senhora e o homem se viraram para a senhora e com muita lata disseram; "Óh minha senhora era escusado, por uma moeda, isso é racismo!" As pessoas que estavam a assitir desapareceram e niguém viu! No final a senhora foi aconselhada pelos agentes a não apresentar queixa e pedir desculpa! É ESTE O NOSSO PAÍS!!

 
    

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Assim não há lata que aguente

coke10 25 Obras de Arte Com Simples Latas de Coca Cola
                                                                                                     coke11 25 Obras de Arte Com Simples Latas de Coca Cola                                                                
coke13 25 Obras de Arte Com Simples Latas de Coca Cola
                    

terça-feira, 12 de julho de 2011

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Historia da lata de Refrigerante

Tudo começou em 1940, os produtores de latas(alimentos como sardinhas etc...) começaram a tentar adaptá-las para embalar bebidas gaseificadas. A lata deveria então ser capaz de suportar pressões internas elevadas provocadas pela gaseificação (especialmente nos meses quentes de Verão), o que significava ter de aumentar a espessura do metal utilizado nas tampas da lata. De outro modo, a distorção nas tampas forçaria o isolamento, provocando um potencial vazamento ou tornando-as impossíveis de empilhar para fins de armazenamento.




A nova lata foi publicitada e introduzida nos mercados internacionais e a partir daí, os produtores de latas tentaram diminuir os custos, reduzindo a quantidade de aço e a quantidade de camadas utilizadas no processo de fabrico das latas. Estes esforços foram em parte impulsionados pelo novo concorrente – o alumínio. foi então que as latas de refrigerantes feitas de alumínio foram inicialmente introduzidas em 1965. Foi uma inovação importante na indústria da embalagem porque as latas de alumínio eram feitas apenas de 2 partes – o corpo e a tampa. Isto possibilitou a impressão em 360º ao longo do corpo da lata, que se tornava assim muito mais apelativa nas lojas. Agora, era possível publicitar e tornar visíveis as marcas e apetecíveis os produtos. A indústria do aço seguiu a do alumínio, com as suas próprias latas igualmente em 2 partes, mas nunca foi tão aceite como esta última, que em 1985 dominava já o mercado das refrigerantes.
Algumas das razões para a franca aceitação do alumínio foi a sua ductilidade, a sua capacidade de arrefecimento e de suportar a pressão, a sua leveza e resistência à corrosão (o alumínio não enferruja). Tanto as latas de aço como as de alumínio utilizavam um sistema fácil de abrir (inicialmente uma patilha a retirar, depois uma patilha que abre a lata mas fica presa), mas a patilha de alumínio era muito mais fácil de fazer.Curioso não!