sábado, 31 de dezembro de 2011

2012 esta a chegar




O LATAS deseja um FELIZ 2012,
e continue connosco. 

Aniversários

Aos sábados,quinzenal 



  Neste dia é normal as pessoas fazerem uma retrospetiva sobre o ano que está acabar, eu não vou fazer do ano todo, mas do pouco tempo (6 meses) que escrevo a crónica para o LATAS, confesso pensei que iria desistir ao fim de 3 ou 4 crónicas, que não conseguia encontrar temas para desenvolver, mas enganei-me e apesar de não serem interessantes cá continuo eu a escrever e aviso desde já que não vou desistir tão cedo, só se o LATAS me "despedir".
  Mas o assunto principal de hoje é os aniversários, estou a puxar um pouco a brasa para a minha sardinha, porque amanhã dia 1 de Janeiro é o meu aniversário, podem pensar que é muito giro fazer anos neste dia, mas eu não gosto, se quero fazer uma festa, não aparece ninguém porque está tudo de ressaca, prendas recebo poucas porque normalmente dão no Natal já para as duas ocasiões. Engraçado a minha mãe faz anos no dia 25 de Dezembro, acontece-lhe o mesmo.
  Mas apesar de tudo os aniversários acabam por ser datas marcantes na nossa vida, não só o dia que nascemos, mas também pode ser a data de namoro, de casamento, o dia em que fomos para uma casa nova ou até o dia em que perdemos alguém querido.
  O que importa é que festejemos da melhor maneira as datas importantes da nossa vida, rodeados se possivel pelas pessoas que amamos, é o que eu desejo para todos neste novo ano que está a chegar. FELIZ 2012.


                                                                      Até Breve!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ás quintas ( duas vezes por mês)


 A adaptação não foi nada fácil. a língua era totalmente diferente, os costumes, e não tinha nenhuma amiga, o único amigo era meu irmão que a maior parte das vezes estávamos zangados, as minhas amigas tinham ficado todas em Portugal. Na casa que estávamos, as pessoas eram simpáticas, mas não tínhamos nenhum á vontade devido á casa não ser nossa e o nosso pai fazia questão de nós lembrar: "Meninos muito cuidado a casa não é nossa".
O tempo foi passando e claro tivemos que ir para a escola, como eu e o meu irmão ainda não dominávamos a língua francesa tivemos que ir para o primeiro ano!, sim é verdade novamente no primeiro ano. Nós já éramos crescidos e os nossos colegas eram muito, muito pequeninos ao nosso lado, aquilo a nós só nos dava gozo voltar ao primeiro ano, mas foi muito importante para podemos comunicar e aprender bem o francês. As historias destes 3 meses que passamos no primeiro ano são mais que muitas e muito hilariantes, como nós já sabíamos a maior maior parte das matérias, nós ajudávamos os colegas  principalmente na matemática, a professora perguntava e eles claro não sabiam a maior parte das respostas, e escrevíamos nos nossos quadradinhos as respostas e claro a professora nos punha fora da sala e com umas boas réguadas e no fundo talvez bem merecidas. A professora já sabia a nossa manha e sempre que havia perguntas de matemática ficávamos de castigo. . .

Querem saber como? Nas próximas PÁGINAS DA VIDA.



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Amanhã




       Vamos saber mais sobre a vida de verónica Costa, a NÃO PERDER,

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Nome: Isabel Duarte Idade: 24 Morada: Oleiros Profissão: Trabalhada; estuda  Estado civil: Casada Filhos: 0




1-Tem ou já teve uma colecção?Qual?
Sim, postais
2-Que influencia tem as latas na sua vida?
Nenhuma.
3-O que mais se recorda da sua infância?
Jogar aos comerciantes, adorava fazer dinheiro.
4-As palavras chegam para exprimir o que sentimos?
Não. Por vezes os gestos conseguem exprimir aquilo que não conseguimos dizer por palavras. 
5-No mundo que vivemos o que é imperfeito?
O ESTADO.
6-O que gostaria que lhe perguntassem?
Se gosto de chocolate.
7-Os segredos contam-se?
Não.
8-De que tem medo?
De estar sozinha á noite.
9-Se este fosse o último dia da sua vida, o que faria?
Aproveitava-o para fazer algo que nunca teria coragem para fazer.
10-De que se arrepende?
De nada.
11-Qual o lema da sua vida?
Viver um dia de cada vez.
12-TEM LATA PARA?
Para muita coisa.


domingo, 25 de dezembro de 2011

Boas Festas


A equipa do LATAS deseja um Feliz Natal a todos os seus seguidores e amigos.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Matar para morrer



Sejam bem vindos á cronica "É PRECISO TER LATA"
    Matar para morrer.Terá lógica esta frase? Infelizmente tem, e muita. Com o passar do tempo ouço cada vez falar mais em ataques suicidas, um assunto que não deixa  ninguém indiferente. Temos vindo a assistir a vários ataques suicidas e por vezes muito violentos. O que leva uma pessoa  a tal ato não consigo compreender mas segundo o que se diz é por questões politicas, religiosas, psicológicas!, etc..., este ataques matam muitas pessoas inocentes e destruindo muitas famílias, que não suporto a dor de perder um ente querido desta forma injusta. O que não faltam são exemplos desta loucura humana, o ataque em Nova York matando cerca de 2750 pessoas, em Madrid, Londres, na Noruega, ainda está bem presente na memoria das pessoas e também como na passada terça-feira (15) um homem,Nordine Amrani de 33 anos, lembrou-se de por termo á vida mas a morrer não "queria ir só", fazendo assim um massacre em Liège na Bélgica, em plena luz do dia na praça Saint Lambert, o numero poderia ser mais elevado, mas mesmo assim o numero foi de 6 mortes, segundo o que parece teria um julgamento no seguinte! Como estes casos houve muitos, muitos outros. O mundo cada vez vê mais estes conflitos, que no fundo não levam a lado nenhum e causam morte, dor e muito sofrimento a pessoas inocentes que não tem nada a ver com suas guerras.
 É PRECISO TER LATA, matar tantas pessoas inocentes.



Volto para o ano, desejo a todos os meus seguidores e do LATAS umas BOAS FESTAS.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Nome: Rui Rodrigues Idade: 33 Morada: ** Profissão: ** Estado civil: Casado Filhos: 0

1-Tem ou já teve uma colecção?Qual?
Não.
2-Que influencia tem as latas na sua vida?
Nada.
3-O que mais se recorda da sua infância?
As brincadeiras com os meus amigos no parque infantil.
4-As palavras chegam para exprimir o que sentimos?
Não. Porque existem coisas mais profundas que palavras.
5-No mundo que vivemos o que é imperfeito?
A sociedade.
6-O que gostaria que lhe perguntassem?
Se gosto de acordar cedo.
7-Os segredos contam-se?
Não.
8-De que tem medo?
Cobras.
9-Se este fosse o último dia da sua vida, o que faria?
Uma loucura. . . 
10-De que se arrepende?
Nada.
11-Qual o lema da sua vida?
Viver.
12-TEM LATA PARA?
Atirar ao chão.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Voluntariado



  O voluntariado na sociedade é essencial para a sobrevivência de alguns organismos de solidariedade social sem fins lucrativos que muito ajudam as pessoas necessitadas.
  Ser voluntário exige da pessoa uma entrega, dedicação, uma humanidade para com o próximo, mas nem todas as pessoas possuem essa capacidade, só uma personalidade forte é capaz de esquecer um pouco os seus problemas, não olhar apenas para o seu umbigo e pensar no bem estar dos outros.
  Eu, por exemplo, sou uma pessoa muito egocêntrica, embora apoie algumas causas, principalmente nesta época, mas não sou capaz de deixar a minha vida para ajudar os outros.
  Este ano comemora-se, o Ano Europeu do Voluntariado, fazendo com que novas campanhas fossem lançadas, decorresem palestras de esclarecimento sobre o que envolve o voluntariado e quem sabe, fosse um incentivo para algumas pessoas se decidirem a ser voluntários.
  Admiro os indivíduos que deixam as suas vidas no seu país, principalmente médicos e partem para destinos onde o nível de vida está abaixo do humano, onde não existem nenhumas condições de trabalho, mas eles( voluntários ) vão apenas por amor á humanidade.
  Aplaudo também as personalidades do nosso meio artistico, politico, etc. que dão o rosto por campanhas e organismos de solidariedade social e aos meios de comunicação social que cada vez mais divulgam reportagens sobre o voluntariado e desta maneira enaltecem todas as pessoas, principalmente as anónimas que estão ligadas a esta causa tão nobre. Muito obrigada a todos.


                                                                     Até Breve!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

                                                        Ás quintas ( duas vezes por mês)

Boa noite, Neste espaço que a mim foi proposto pela administrador do blog, vou escrever um pouco das minhas historias. Tudo que vou contar aconteceu comigo, são historias verídicas mas de outros tempos.
Nos meus tempos a vida não era fácil, nos dormíamos em camas de madeiras e os colchões eram feitos de colmo (ao sacudir a palha do centeio ficava o colmo), Com apenas 7 anos ás 5 da manhã tinha que estar a pé para sair com o gado para o monte, as oito, oito e meia, eu e o meu irmão regressávamos para ir para a escola e ao chegar a casa comíamos o caldo que esta a aquecer no potinho com o caldo da noite anterior, ou melhor como o meu irmão chamava a lavadura velha (" Lá esta a p*** da lavadura velha a aquecer, para o burro comer para ir para a escola"), no fundo era um caldo preto feito com feijões,couves e agua, e levava uma colher de pingo de porco, era o nosso azeite, nesse momento já a nossa mãe fazia um novo caldo para os trabalhadores que trabalhavam no monte. Cerca das 10 horas eles vinham comer e voltavam pelas 3 da tarde para comer uma cebola com sal e bocado de agua pé, porque o vinho era para vender, raramente eu bebia vinho mas quando tinha gente em casa provava, o meu pai mandava sempre o meu irmão ir buscar o vinho:
- António vai ao vinho, para estes amigos. Ao ir buscar bebíamos e trazia agua pé para eles, e ai o meu pai berrava.-António enganaste-te isto não é vinho! E porrada em cima.



Uma pequena HISTORIA DE OUTROS TEMPOS.
                                                                                                                                    Laurinda Neves




segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Nome: Anónimo Idade: 37 
Morada: Braga  Profissão: Chefe de secção de hipermercado                Estado civil: Casado Filhos: 2



1-Tem ou já teve uma colecção?Qual?
Não, só caixas de cigarros.
2-Que influencia tem as latas na sua vida?
"É preciso ter lata,,,!"
3-O que mais se recorda da sua infância?
Uma lata na rua era motivo para um pontapé ou mais....
4-As palavras chegam para exprimir o que sentimos?
As palavras só, não chegam, é preciso agir.
5-No mundo que vivemos o que é imperfeito?
A crise,a fome, a violência e alguns colegas de trabalho. 
6-O que gostaria que lhe perguntassem?
O que gostaria que lhe respondesse?
7-Os segredos contam-se?
Se é segredo...!
8-De que tem medo?
De algumas destas perguntas.
9-Se este fosse o último dia da sua vida, o que faria?
Não respondia a este questionário de certeza.
10-De que se arrepende?
De nada.
11-Qual o lema da sua vida?
Viver o presente.
12-TEM LATA PARA?
Atirar uma lata a alguém que não gosto.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011


  Ser jovem é um privilégio, ser formosa um património, ser encantadora, tua melhor virtude, tua amizade é para nós tão importante que não queremos deixar de compartilhá-la contigo mais mil anos....

 

PARABÉNS MABILIA 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A MANCHA VERMELHA



Sejam bem vindos á cronica "É PRECISO TER LATA" 
No dia  25 de Novembro, houve um jogo de grande importância a nível nacional e quiçá a nível mundial, o nosso SLB jogou, segundo o que se consta contra o Sporting, mas não é do jogo que venho aqui falar mas sim sobre a grande MANCHA VERMELHA. Para eu poder ir a este jogo, não foi assim tão simples e barato. Eramos 3 adultos e uma  criança de 6 anos, tivemos que alugar um carro para esta importante viagem, logo tivemos que consumir gasóleo, portagens, o merendeiro e os bilhetes para o jogo(apesar de sermos sócios, custam 30€ cada). A viagem correu ás mil maravilhas com muitos incentivos de outros automobilistas e sem nenhum incidente pelo caminho. Chegamos á zona envolvente do estádio cerca de 3 horas antes do jogo, e a agitação já era total, depois de muito procurar parque tivemos que estacionar no centro comercial Colombo, a quantidade de carros era impressionante,como habitualmente acontece em dias de jogo, mas conseguimos parque devido á grande quantidade de parques cedidos pela superfície comercial. Quando subimos para o centro comercial a quantidade de pessoas era impressionante, não só pela quantidade, mas também pela a enorme mancha vermelha. Resolvemos então nos dirigir para o estádio, não era a primeira vez que assistíamos a um jogo e já conhecia-mos os cantos á casa. O jogo correu as mil maravilhas, e a saída do estádio, ao contrario do que se possa pensar, foi bastante natural e pacifica. Como disse não foi barato ir a este jogo e como nós, muitos e muitos o fizeram, apesar desta crise o nosso SLB continua a arrastar multidões e proporcionado algum consumismo nos lugares onde passamos, bombas de gasolina, portagens, restaurantes, cafés, o centro comercial etc... O que é certo, é que fazer parte desta grande família nos enche de orgulho e nos envaidece pela enorme MANCHA VERMELHA.
Será que "É PRECISO TER LATA" tentar manchar esta mancha?

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Nome: Cristina Guerra  Idade:  39 Morada: Lamego Profissão: Empresária                Estado civil: Divorciada Filhos: 2

1-Tem ou já teve uma colecção?Qual?
Sim, autocolantes do "TOU".
2-Que influencia tem as latas na sua vida?
Beber e deitar fora.
3-O que mais se recorda da sua infância?
Recordo-me de sair de casa de manhã e só chegar á noite tipo "Maria rapaz" 
4-As palavras chegam para exprimir o que sentimos?
Não. Porque os sentimentos não se exprimem com palavras.
5-No mundo que vivemos o que é imperfeito?
Tudo.Nada é perfeito
6-O que gostaria que lhe perguntassem?
Neste momento,"Porque é que não ficaste em casa?"
7-Os segredos contam-se?
Nem ao nosso melhor amigo. Deixa de o ser.
8-De que tem medo?
De nada, já vi o diabo á minha frente e não morri.
9-Se este fosse o último dia da sua vida, o que faria?
Hui, nem imaginas, mas não te conto...
10-De que se arrepende?
Ainda agora te disse, mas.... de tanta coisa.
11-Qual o lema da sua vida?
Vive um dia de cada vez.
12-TEM LATA PARA?
Tudo e mais alguma coisa.Tens cá uma LATA!!!!

sábado, 3 de dezembro de 2011

Solidariedade




Não podia deixar passar em branco um assunto que está afetar a nossa sociedade atualmente, o pedido que o jogador Carlos Martins fez para ajudarem o seu filho o pequeno Gustavo de apenas 3 anos e que sofre de aplasia medular.É muito difícil não ficarmos sensibilizados com o apelo que estes pais fizeram, tanto é que se gerou uma grande onda de solidariedade e já existe um grande número de dadores de medula óssea. Agora pergunto:- Se a criança que precisa de ajuda não fosse filho de uma pessoa famosa, será que haveria tantos interessados a querer doar a medula? Não quero com isto dizer que as pessoas estão agir com segundas intenções, não é isso, apenas quero dizer que infelizmente existem muitas crianças que precisam de transplantes e os pais muitas vezes não têm a possibilidade de divulgar os pedidos de ajuda a nível nacional, apenas conseguindo campanhas de sensibilização na própria cidade e claro que aí as possibilidades de encontrar um dador compatível são mais reduzidas.Também acredito que havia um pouco de ineficácia da parte dos orgãos competentes em divulgarem e esclarecerem a população sobre estas doenças e o que a população pode fazer para ajudar.A mensagem que podemos reter deste caso, é que apesar de tudo as pessoas estão dispostas ajudar e isso é que importa.




Até Breve!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ás quintas ( duas vezes por mês)

 
  Nesta cronica vou contar as varias páginas da minha vida .Vou começar com a minha infância, quando eu tinha 11 anos tive que emigrar para França, como o meu pai era emigrante, ele  queria a família perto dele, mas ainda não tinha casa para todos e resolveu vir buscar o meu irmão com 13 anos e a mim. Estava radiante com esta ida, pensava que a França era outro "mundo", as casas as pessoas, mas afinal era tudo igual, mas esta ida não foi assim tão simples.Nesta altura, a maioria das pessoas passavam de assalto as fronteira, uns a pé pelas montanhas, outras de comboio. Eu e o meu irmão fomos de comboio, mas sem bilhete!Nosso pai não podia tirar bilhetes, porque não tínhamos passaportes.A viagem corria as mil maravilhas, fartamos-nos de brincar, correr saltar, até que chega os revisores, sem eu e o meu irmão darmos conta. Um senhor que viajava connosco nos avisa.
    - Vem ai os guardas e os revisores.
A aflição era total, e regressamos ao nosso compartimento, viajavam cerca de 6 pessoas connosco, não sabendo o que fazer vimos que estava uma senhora com uma saia muito grande, e nós nos enfiamos de baixo da saia.
    -Meus senhores e minhas senhoras, bilhetes e passaportes, quantos estão? disse o revisor.O nervosismo tomava conta de nos, mas verificando os bilhetes e os passaportes, se foi embora, nos deixando um grande alivio por não sermos descobertos.
    Chegamos finalmente a França, fomos para Auberjenville, fica a cerca de 45 minutos de Paris e ficamos hospedados numa casa de familiares, nosso pai ainda não tinha casa própria, mas não foi assim tão fácil a adaptação.....

                                           Continua nas próximas PÁGINAS DA VIDA.