sábado, 30 de junho de 2012

Os Santos Populares



 Junho, mês dos Santos Populares, realizam-se festas por todo o país, as pessoas aproveitam estas festividades para esquecer um pouco a situação difícil que atravessam e em conjunto fazem sardinhadas, churrascadas e muito bailarico á mistura.
 Claro que em cada ponto do país estas festas são vividas de maneira diferente, como toda agente sabe o Santo António é vivido com mais ênfase em Lisboa, com as marchas populares, os casamentos de Santo António e convívios nos vários bairros, o São João é vivido na Porto, com martelinhos, alho porro e muitas sardinhadas, o São Pedro, a festa que conheço melhor é a de Vila Real, em que fazem uma feira com produtos tradicionais da região como os objetos de  barro preto, mais conhecido como pucarinhos, os produtos feitos com linho, como panos, toalhas, mantas, etc, e as mantas de farrapos (tecidas com restos de tecidos), uma tradição já do tempo da minha avó, embora hoje em dia em menos quantidade, porque as artesãs são cada vez menos e os jovens não querem aprender esta  arte secular.
  Vivam os Santos Populares!!!!!!



                                                             
                                                                               Até Breve!

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Santos Populares


Na minha época, como hoje em dia, vivia-se muito os santos populares, na minha aldeia toda a gente se juntava para festejar estas datas tão emotivas, nós como crianças adorávamos esta época porque tínhamos mais liberdade para "viver" estas festas. Eu, meus irmãos e colegas fazíamos sempre uma grande festa, tínhamos sempre todos os anos que fazer uma cascata tipo cabana (género de um presépio),que tinha a finalidade de colocar os santos, cada um em seu dia , era sempre feita de carvalho e musgo, estávamos sempre dias e dias a fazê-la e esta cabana durava sempre durante os santos populares, como toda a gente sabia que nós fazia-mos esta cascata, nós íamos pela aldeia pedir dinheiro para ajudar a construí-la e as pessoas davam sempre 1 ou 2 tostões. Como a nossa cascata era bem feita e muito bonita era sempre um sitio que as pessoas gostavam de visitar e até vinha gente de fora para -la. Já com o comer não era o que é hoje, havia na mesma a sardinha, mas em vez de uma pessoa comer 6 ou 7 sardinhas, uma sardinha dava para 3 pessoas! Viva os Santos Populares de hoje em dia.

Uma pequena Historia de outros tempos 
Laurinda Neves

segunda-feira, 25 de junho de 2012

As perguntas do Latas


Nome:Fátima Idade: 88 Morada:Fafe Profissão: Reformada  Estado Civil: Solteira Filhos: 0


1-Tem ou já teve uma colecção?Qual?
Não,
2-Que influencia tem as latas na sua vida?
Nada.
3-O que mais se recorda da sua infância?
Do meu pai
4-As palavras chegam para exprimir o que sentimos?
Não.
5-No mundo que vivemos o que é imperfeito?
Tudo
6-O que gostaria que lhe perguntassem?
Não sei.
7-Os segredos contam-se?
Não.
8-De que tem medo?
De morrer. 
9-Se este fosse o último dia da sua vida, o que faria?
Nada.
10-De que se arrepende?
De não ter filhos.
11-Qual o lema da sua vida?
QUE SORTE
12-TEM LATA PARA?
Para viver.

AS PERGUNTAS DO LATAS VOLTAM  NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA


sábado, 23 de junho de 2012

Salada de legumes com coucous


       


Ingredi
entes:
500 Gramas Abóbora Butternut descascada e cortadas em cubos 
200 Gramas Cogumelos 
50 Gramas Courgette cortada em meias luas 
180 Gramas Cebola cortada em gomos 
1 Dente Alho esmagado
2 Colheres de sopa de Azeite 
1 Chávena almoçadeira de Couscous 
1 Lata de Grão de bico 
1 Embalagem Espinafre jovem 
250 Gramas de Queijo Feta partido em bocados 
1/4 Chávena almoçadeira Pinhões torrados 
1 Chávena almoçadeira Caldo de Galinha 
2 Raminhos Oregãos secos 
0.5 dl Vinagre balsâmico 
Pimenta moída q.b.
 

Preparação:
Coucous com Legumes Assados no Forno, Queijo Feta e Pinhões Aqueça o forno a 200°C graus. Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal. Coloque os legumes cortados no tabuleiro preparado. Regue com o azeite e vinagre balsâmico. Retire as folhas dos oregãos e polvilhe por cima, inclua o talo. Tempere a gosto com sal e pimenta, misture bem. Leve ao forno e asse por 20 minutos ou ate os legumes começarem a ficar dourados e tenros.
Entretanto coloque o couscous numa tigela à prova de calor. Regue com o caldo a ferver. Misture e tape com papel aderente. Deixe ficar por 5 minutos ou ate o liquido absorver. Passe um garfo para soltar os grãos.
Adicione os legumes assados, grão de bico, espinafres e envolva. Polvilhe com o queijo feta e pinhões. 

Bom Apetite!! 


sexta-feira, 22 de junho de 2012

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Verão




Olá minhas amigas cá estou eu de volta para mais uma tendência, mas esta de Verão 2012 ....
      Amigas, como eu  já tinha falado em jeans, a onda setentista da ultima temporada internacional (Verão 2011) também conquistou os jeans com a cintura alta boca larga, o jeans tipo pantalona é o destaque para o nosso Verão de 2012.
     Basta pensar nos modelos desfilados por (Dries Van Noten, Derek Lam e Christian Dior).
     A colecção de Verão destes jeans é muito louca , vocês vão querer colocar a moda em pratica já nesta estação.
     Já para não falar nos vestidos e saias também coloridos e curtos.     
     Tudo isto minhas lindas, é o que está a dar. Para mim esta estação é a loucura das cores .
     Eu pessoalmente adoro, adoro, adoro.....! Amigas um conselho que vos dou, usem e abusem das cores deste verão.
    Há!!!! Minhas lindas, neste verão deixem os acessórios ganharem protagonismo, apostem em tons vibrantes.
    Podem conjugar e tornar o seu look ainda mais apelativo. Usem malas, sapatos, colares, óculos, chapéus e pulseiras, melhor dizendo, um pouco de tudo, mas além disso, sejam vocês mesmas lindas e poderosas. 
    Até as nossas meninas mais fortinhas ficam todas fofinhas com estas cores todas floridas. Bem minhas queridas e por cá me fico, desejo-vos um verão cheio de cores e alegria.
Qualquer duvida ou sugestão enviem para Doidoporlatas@hotmail.com ou http://www.facebook.com/silviabenfiquista bjs......



                                                                     Com muitas saudades 


                                                            SÍLVIA MELO
   

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Superhipermegamercados!!!!!




    Sejam Bem vindos á crónica "É PRECISO TER LATA".    


Hoje em dia estamos cada vez mais abertos a uma panóplia de ofertas em termos de super/hipermercados, mas será que isso é bom? Bem será e não será, o lado bom é esta guerra de preços que existem entre eles, porque quem ganha é sempre o consumidor, uns fazem promoções matreiras em que temos que comprar para só usufruímos do desconto na compra seguinte, outros utilizam cartões de cliente para a pessoa se sentir obrigada a ir ás suas lojas para usar o valor que têm no mesmo e outros fazem promoções bombásticas, como foi o caso do Pingo Doce que recentemente ofereceu 50% de desconto imediato em todos os seus artigos, muitos criticaram tal ato, uns dizem que vendeu artigos abaixo do preço de custo (dumping), outros que foi um desrespeito para com os seus empregados, que afinal estavam a ser bem pagos por o trabalho que estavam a efectuar, e outros que dizem que é um abuso perante as pessoas, devido á confusão instalada. Agora pergunto quem ganhou com isto tudo? Claro que foi somente o consumidor que aproveitou a fantástica promoção para fazer as suas compras a metade do preço estipulado. Neste meio é sempre complicado fazer compras, porque o que eles querem é vender, o que lhe interessam vender é o que lhe dá mais lucro, fazendo de tudo para enganar os consumidores. De facto esta grandes superfícies comerciais nos facilita a vida, porque temos todos os nossos utensílios do quotidiano num só espaço. Infelizmente não é só num espaço destes que temos os melhores preços, mas sim em todos!, isto é, se a massa é barata aqui, o arroz é mais barato ali, mas a agua já é mais barata no outro, temos sempre que gerir o que comprar nuns e noutros para o nosso beneficio. Mas isto tem um lado negativo, com tanta oferta e cada vez mais, os pequenos comerciantes, que por vezes até têm melhores preços do que estas superfícies, não conseguem lhe fazer frente e o que lhe resta é mesmo despedir empregados ou até mesmo fechar portas. Verificamos que as antigas mercearias e mercados de aldeias, poucos existem. Culpados, não sei quem são!!






                 É PRECISO TER LATA

sábado, 16 de junho de 2012

Madrid



Hoje vou contar-vos mais uma viagem  low-cost que fiz, dois dias em Madrid, uma cidade magnifica. Quando consegui arranjar esta viagem pensei, eu sou doida, meter-me num avião para ir dois dias a Madrid,  a cidade deve ser enorme, não vou conseguir ver nada, mas digo-vos fiquei surpreendida, porque consegui ver a maior parte da cidade, pelo menos os pontos mais mediáticos. Devido a uma eficiente rede de transportes públicos, metro e autocarro, foi os que mais usei, quando cheguei ao aeroporto adquiri uma "tarjeta", tipo um passe para dois dias em que podia andar nos transportes as vezes que quisesse e para qualquer lado da cidade, pois posso dizer com certeza que perdi a conta das vezes que entrei nos transportes.
A cidade é muito bonita, como é habitual a arquitetura é o ponto forte dos espanhóis, os monumentos antigos envolvidos com os modernos, é extraordinário o ambiente da cidade. Uma coisa que eu admiro em Espanha é a qualidade de vida, aos domingos poucas pessoas trabalham a maior parte do comércio está fechado, nos jardins e ruas da cidade, vêem-se as famílias a passear. Apesar da confusão, uma pessoa sente-se segura nas ruas, porque vê-se bastante policiamento.Uma coisa que também me surpreendeu, foi o civismo e a educação das pessoas.
 O alojamento também foi bastante fácil de arranjar e a preços bastante acessíveis.
 Com viagens assim, se já era "viciada" em viajar, agora ainda estou mais.


                                                                  Até Breve!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

quinta-feira, 14 de junho de 2012

A saída de casa


Queria que a minha filha tivesse um pai e uma mãe, mas aquela situação era insustentável e uma ai cometi um ato de loucura e sai de casa, coisa que para aquele tempo era de loucos, uma mulher se separar de um homem. Sem tecto para ficar a morar, pensei em ir para casa dos meus país mas perdi logo a ideia porque seria o primeiro sitio onde ele iria me procurar, então fui bater á porta da casa de uns amigos meus e com muito apresso deles me deixaram lá ficar, claro que o meu marido não sabia onde eu estava e nem poderia saber porque, ai estaria tramada Ninguém sabia onde eu estava, nem família nem amigos e muito menos os meus país. Os dias foram passando e o António foi várias vezes a casa destes meus amigos á minha procura o que eles nunca revelavam onde eu estava. Claro que minha filha perguntava por o pai e avós o que respondia que tínhamos viajado e iríamos voltar em breve. Apesar da minha situação estava melhor, eu estava a prejudicar outras pessoas, os meus amigos porque tinham mais uma pessoa em casa, o sofrimento dos meus país e irmãos que não sabiam onde eu estava e também o António que adorava a filha e sei que também a mim. Certo dia resolvi ir visitar meus país, não era longe desta casa onde eu estava e fui a pé, mas a chegar a casa deles o António estava lá e....


Nas próximas
PÁGINAS DA VIDA

Verónica Costa

domingo, 10 de junho de 2012

As perguntas do LATAS

Nome: Miguel Idade: 24 Morada: Vila Real Profissão: Estudante  Estado Civil: Solteiro Filhos: 0




1-Tem ou já teve uma colecção?Qual?
Tenho de porta chaves.
2-Que influencia tem as latas na sua vida?
Para beber.
3-O que mais se recorda da sua infância?
As brincadeiras com os amigos
4-As palavras chegam para exprimir o que sentimos?
Não.
5-No mundo que vivemos o que é imperfeito?
Tudo
6-O que gostaria que lhe perguntassem?
Não sei! Mas tu sabes tudo?
7-Os segredos contam-se?
Não.
8-De que tem medo?
De morrer. 
9-Se este fosse o último dia da sua vida, o que faria?
Morria.
10-De que se arrepende?
De nada.
11-Qual o lema da sua vida?
Viver até morrer
12-TEM LATA PARA?
Para responder a este questionário.

AS PERGUNTAS DO LATAS VOLTAM  NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA



sábado, 9 de junho de 2012

Bolo de Batata



Ingredientes:
  9 ovos ( apenas as gemas )
  500grs de açucar
  250grs de farinha
  250grs de batata
  1 colher de chá de fermento

Creme:
  meio litro de leite
  3 colheres de açucar
  2 colheres de farinha
  4 gemas
  coco ralado
  casca de limão

Preparação:
  Junta-se as gemas com o açucar e mexe-se bem, de seguida envolve-se a batata e as claras ( que foram previamente batidas em castelo), depois a farinha e mexe-se bem. Leva-se ao forno cerca de 30 a 45 minutos.

Preparação do creme:
  Num tacho junta-se o açucar, o leite, as gemas, a farinha, a casca de limão e mexe-se bem, depois leva-se ao lume, mexendo sempre até ficar um creme consistente.
  Por fim barra-se o bolo com este creme e polvilha-se com o coco ralado a gosto.


Bom Apetite

sexta-feira, 8 de junho de 2012

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Crianças á fome



Sejam bem vindos é crónica "É PRECISO TER LATA".
Já abordei este assunto, mas nunca é demais falar nele, como esta semana o LATAS
 dedicou a sua imagem e crónicas ás crianças, hoje resolvi mais uma vez mostrar uma forma diferente o que não deve nunca acontecer, as crianças á fome tema emblemático e muito, digamos, horrível. Nas fotos abaixo não precisam de palavras.

     

      
                

É PRECISO TER LATA, DEIXAR ISTO ACONTECER 
AS CRIANÇAS SÃO O NOSSO BEM PRECIOSO