sábado, 29 de dezembro de 2012

Balanço do Ano


 Estamos na reta final de mais um ano, chegou o momento de recordar momentos vividos, ou não, e fazer o balanço final. Para mim torna-se bastante difícil fazer esta retrospetiva e chegar a uma conclusão, em primeiro lugar apercebo-me que o ritmo de vida está um pouco mais acelerado, dando a impressão que os dias passam mais rápido e que não chegamos aproveitar o tempo como deve ser, em segundo lugar fico mais melancólica porque lembro de situações vividas que me trouxeram grande felicidade, outras que deveria ter vivido, mas por incompetência minha ou não ficaram por realizar, algumas poderão ser vividas no futuro outras não se irão concretizar, porque só surgem uma vez na vida.
 A vida é uma caixinha de surpresas, umas boas outras menos boas, mas de todas elas tiramos uma lição de vida.
  Este ano aprendi uma grande lição, que se tivermos medo de demonstrar afeto para outras pessoas com receio de podermos vir a sofrer, acabamos por destruir a nossa parte afetiva e quando alguém precisa do nosso carinho, os nossos sentimentos estão reprimidos ao ponto de não conseguirmos demonstrar a nossa preocupação e o quanto gostamos dela, porque simplesmente deixamos de saber como exprimir esses sentimentos.
Aqui vos deixo um apelo para este novo ano  que está quase a começar, não deixem que os vossos medos sejam mais fortes, aproveitem a vida ao máximo, cheia de paz, amor, alegria e sejam felizes. BOAS FESTAS!


                                                                             Até Breve!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O desmaio


    Não sabia mesmo o que fazer, mas o meu amor de mãe venceu, escolhi o melhor para a minha filha, voltei para casa. Foi-me difícil e angustiante voltar para a casa onde estava a ser infeliz, mas não poderia de jeito nenhum pensar só em mim.
 O António já não era o mesmo, tratava-me como uma rainha! e eu finalmente senti-me uma mulher realizada. Dias, semanas, meses foram-se passando e consegui finalmente não ter nenhum tipo de rancor do meu marido. 
    Minha filha já tinha 4 anos, sentia-me de rastos, isto aconteceu de um dia para o outro, cansada, enjoada, dores abdominais, mas não liguei. Quando chega a noite o António regressa do trabalho  e ao entrar em casa vê me deitada no chão, ensanguentada entre pernas, estava desmaiada. O desespero dele foi total, chamou a ambulância e fui levada para o hospital....

E o que será que terá acontecido?
Nas próximas PÁGINAS DA VIDA
Verónica Costa

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

sábado, 22 de dezembro de 2012

ESPECIAL NATAL


Meus queridos seguidores, não posso deixar de agradecer o fantástico carinho de todos vocês, por a fantástica proporção da minha crónica e o êxito da mesma, beijinhos a todos um feliz Natal um prospero ano novo, hoje umas receitas especiais.

Bacalhau com todos

Ingredientes:
  • 4 postas bacalhau demolhado
  • 4 und. 4 batatas grandes e 4 ovos
  • 750 g grelos de couve
  • 400 g grão de bico
  • 4 dentes alho
  • 1 und. cebola
  • 3 col. sopa colorau
  • 1 ramo salsa
  • q.b. sal e pimenta
  • q.b. azeite e vinagre
  • Preparação:
Ponha o grão (que deve ter estado de molho desde a véspera) a cozer. Tempere com sal só quase no fim da cozedura. Entretanto, descasque as batatas e escolha os grelos e a salsa e lave.Coza as batatas, os grelos e os ovos. Coza o bacalhau durante 10 minutos. Entretanto, descasque e pique a cebola, os alhos, e a salsa e coloque em tacinhas assim como o colorau, separando os ingredientes, de acompanhamento.Depois de tudo cozido componha uma travessa com “todos” e sirva com o azeite e o vinagre à parte, assim como todos os ingredientes de acompanhamento.

Peru assado 

Dicas para assar um peru perfeito
Primeiramente certifique-se de que o peru todo está descongelado. Retire os miúdos e lave a ave toda em água corrente por dentro e por fora. Se a sua receita deixa o peru de molho em temperos (marinando), faça-o agora. 
Seque todo o peru por fora e por dentro com toalhas de papel. Tempere o peru todo com sal e pimenta-do-reino por fora e dentro da cavidade e siga esses passos:

  • Amarre as assas do peru e/ou costure a abertura da cavidade (esse passo é necessário somente para aves recheadas).Besunte o peru com bastante manteiga amolecida misturada com colorau. Isso irá deixar o peru com uma cor bronzeada. Asse o peru no forno pré aquecido médio (180°C), primeiramente coberto com papel alumínio (2/3 do tempo) e depois descoberto para dourar a pele. Use a tabela abaixo para calcular o tempo de forno. De vez em quando, regue o peru com o líquido que se forma na assadeira para evitar que ele resseque. Faltando 45 minutos para o final do cozimento, retire o papel alumínio, besunte mais manteiga com colorau e retorne ao forno, descoberto, para a pele dourar bem

Tempo de cozimento do peru
Como regra geral, calcule aproximadamente 40 minutos de forno médio (180°C) para cada quilo da ave (peru sem recheio). 
Use a tabela abaixo apenas como referência, o tempo de cozimento pode variar conforme o tipo de forno e tamanho da ave.
Todos os tempos abaixo são referentes ao cozimento em forno médio (180°C).
Para fazer um peru recheado, aumente em 30 minutos os tempos de cozimentos abaixo. 


Tempo de cozimento do peru (sem recheio)em forno médio (180°C)

Peso aproximadoTempo de forno
4 kg2hs45m
5 kg3hs20m
6 kg4hs


Como saber se o peru já está pronto?
A melhor maneira de verificar se o peru está pronto é usando um termómetro culinário que você encontra em casas de artigos de cozinha. Insira o termómetro na parte mais grossa da coxa do peru, sem tocar o osso. A temperatura deve entre 80-85°C.
Não tem termômetro?
Sem problemas. Outro método simples mas eficaz é fazer um corte na parte mais grossa da ave, geralmente a coxa. O líquido que escorrer deve ser claro, sem nenhum traço de sangue ou cor escura.

Como fazer o molho para o peru
Retire o líquido que se formou na assadeira durante o cozimento do peru e passe-o por uma peneira coberta por um pano de prato limpo. Isso irá separar parte da gordura. Coloque o caldo numa panela e leve ao fogo médio, retirando sempre a gordura que se forma na superfície. 
Depois que a maioria do gordura tiver sido retirada, aumente o fogo, acrescente aproximadamente uma xícara de caldo de legumes ou de galinha e deixe o líquido reduzir e engrossar. Se desejar, misture um pouco de amido de milho (maisena) para engrossar mais ainda o caldo. 
Você pode incrementar esse caldo de várias maneiras,como por exemplo:

  • Adicionar castanhas portuguesas cozidas e picadas
  • Usar creme de leite no lugar do caldo de legumes ou galinha
  • Adicionar uma cálice de vinho do Porto durante o cozimento do caldo
  • Acrescentar frutas secas como passas, figos secos e tâmaras ao cozimento do caldo

Ingredientes:
1 l de leite
1 pitada de sal
100 g de aletria
1 casca de limão
1 pau de canela
200 g de açúcar
50 g de manteiga
canela em pó

5 gemas de ovos

Preparação:
Leve o leite ao lume com uma pitada de sal, o pau de canela e a casca de limão até levantar fervura.
Adicione a Aletria partida em bocadinhos, o açúcar e a manteiga, mexa e deixe a massa cozer até absorver todo o leite. (Se a massa ainda não estiver cozida acrescente mais um pouco de leite).
Retire do lume e junte as gemas bem batidas mexendo sempre para não talharem, leve novamente ao lume continuando a mexer até cozerem .
Retire o pau de canela e a casca de limão e verta para uma travessa.
Polvilhe com canela em pó.


                           Bom apetite e boas festas!!




sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Feliz Natal


Sejam bem vindos á crónica "É PRECISO TER LATA".
Nesta época de crise jamais nos podemos esquecer do que mais importa para todos nós, PAZ, AMOR, HARMONIA E AMIZADE. Não posso deixar em branco esta época e por isso mesmo desejo a todos os meus seguidores, amigos e conhecidos um FELIZ NATAL, e principalmente nesta época deveremos  reflectir o que de facto mais importa para nós.


É PRECISO TER LATA
MARCELO  FERNANDES

sábado, 15 de dezembro de 2012



A In...competência deseja a todos os seus estimados seguidores umas boas festas, tenham prudência nesta época, não abusem das iguarias que abundam nesta altura, porque senão depois é mais difícil voltar á linha!





FELIZ NATAL!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O Natal



    Esta época sempre foi muito especial para mim, no meu tempo era vivido com muito harmonia, paz, frio e muito doce, Não tínhamos dinheiro, pouco tínhamos que comer, mas éramos felizes. Na consumada o nosso  nossos pais não poder económico para nos dar bacalhau, então comíamos batatas, cenouras, couves e um pouco de carne cozida.
    Não recebíamos prendas alguma, o meu pai era sempre rígido  mas naquela noite era sempre especial, vivíamos felizes nem que fosse só naquele dia, minha mãe nos fazia vários doces, sonhos, marmelada, rabanadas, aletria! e o que eu mais gostava os mexidos(formigos).
    No dia de natal não tínhamos um almoço especial, tínhamos que trabalhar na mesma como nos outros dias, mas era diferente, mas no meio disto tudo, sentíamos desgosto e culpa por o PAI NATAL não se ter lembrado de nós 

                                                                                 Uma pequena HISTORIA DE OUTROS TEMPOS 
                                                                                                                                          Laurinda Neves

sábado, 8 de dezembro de 2012

Marmelada com nozes e pimenta


Ingredientes: 
4 kl de marmelos
3.5 kl açúcar, preferencialmente amarelo
Nozes qb
pimenta qb

Preparação: 
Descasque os marmelos, corte-os em bocados, retirando-lhe o caroço e lave-os, também pode ser confecionado com a casca. Num tacho, coloque os marmelos, ainda molhados da lavagem, cubra-os com o açúcar e leve ao lume forte, deixe cozer ate tomar uma certa consistência e rele tudo com a varinha, leve novamente ao lume, adicione as nozes aos pedaços e a pimenta, tudo a seu gosto. Deixe consolidar e apurar cor. Retire do lume, coloque numa travessa ou em individuais e deixe arrefecer.
Sinta o delicioso paladar doce envolvendo-se com a noz e no fim o intenso picante.

                                                                                    Bom apetite!!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A Nossa Verdadeira Riqueza




 Sejam bem vindos á crónica É Preciso Ter Lata.
 Quando uma pessoa pensa que está tudo bem connosco e á nossa volta, sentimo-nos realizados.
 Focamo-nos somente em trabalho, divertimento, descanso e por vezes queremos sempre mais do que aquilo que temos, mais conforto, melhor nível de vida, o melhor para nós e os nossos. Isto tudo parece fazer todo o sentido mas de um momento para o outro deixa tudo de fazer sentido, o que parece lógico é surreal e o que queremos é a simplicidade do amor e o bem estar das pessoas queridas.
 De um segundo para o outro muda tudo, deixa de fazer sentido termos carros, casas, férias, trabalho e simplesmente queremos ter ao nosso lado quem nos faz falta.

É PRECISO TER LATA,
 acontecer algo para nos darmos conta do quanto 
importante são as pessoas que nos rodeiam.

domingo, 2 de dezembro de 2012

O Natal está a chegar!



 O Natal está a chegar!
 É hora de uma árvore enfeitar
 E pôr-lhe
 Luzes a piscar.

 Andam muito atarefados
 Cada um tem uma função
 Todos estão entusiasmados
 No final é tudo uma animação.

 Nesta época reina a alegria
 Até parece um truque de magia
 Respiramos harmonia
 E tocamos uma música com sintonia.

 O Natal é cheio de tradições
 Com segredos de gerações
 Para fazer os coscorões 
 Que alegram os nossos corações.

 Na noite da consoada
 Vamos abrir os presentes,
 Há muita gargalhada
 E estamos todos contentes.

 Na mesa há doces e bolinhos
 São todos docinhos
 Mas cuidado,
 Se não vamos ficar redondinhos!

Artur!

sábado, 1 de dezembro de 2012

Viagem de Natal



 Faltam poucos dias para chegarmos a uma época festiva muito importante para a maioria das pessoas, o Natal.
 É uma época de união entre as familias, de compaixão para com os outros, de paz e harmonia.
 Como existem muitas pessoas que vivem nas grandes cidades e têm familiares nas aldeias do interior, nesta altura do ano o tráfego automóvel aumenta, quase toda a gente gosta de passar uns dias junto da família, mas como a vida das pessoas anda bem agitada acabam por fazer as viagens muitas vezes em condições um pouco preocupantes, saem dos trabalhos estafados e mesmo assim enfrentam viagens muitas vezes de horas, por estradas sem todas as condições para garantir a sua segurança e a dos outros.
 Espero que este ano as pessoas ponham a mão na consciência e tenham comportamentos mais defensivos e pensem que, vale mais chegar tarde do que nunca.


                                                                Até Breve!