Durante muito tempo parecia não haver motivo para grandes preocupações com o destino dos lixos, havia muito terreno para aterros sanitários e pensava-se que o lixo se biodegradava rapidamente, transformando-se em húmus. Mas com o decorrer dos anos, todas estas convicções foram derrubadas, nos aterros o lixo não se degradava como se pensava e alguns materiais não têm capacidade para se degradar, poluindo assim os solos e os cursos de água. Por isto, temos que mudar as mentalidades e fazer reciclagem.
A reciclagem é um método de diminuir a quantidade de resíduos, para isso, os cidadãos devem contribuir activamente na correta separação desses resíduos.
Conheço famílias que simplesmente ignoram a reciclagem, tendo um eco ponto mesmo em frente á casa, por favor só peço que tenham um pouco mais de consciência e acreditem que um pequeno gesto hoje, vai melhorar a qualidade de vida dos vossos filhos, netos, bisnetos, etc...
Neste tempo de crise que estamos a atravessar é importante,cada vez mais, utilizar técnicas e reaproveitamento de resíduos, no caso das latas, o alúminio sendo uma matéria não degradavel é importante ser reciclada, diminuindo assim o uso de recursos naturais e energéticos. O alúminio e o único material que ao ser fundido não perde qualidade, enquanto que os outros matérias perdem alguma qualidade ao ser reciclados
Contentores de uso doméstico |
Hoje em dia o mercado oferece varias opções de contentores de reciclagem domésticos, que tem 3 recipientes, o azul para o papel e cartão, o verde para o vidro e o amarelo para os plásticos e metais( como as latas) e devido ao seu elevado valor económico, acaba por não ser uma opção acessível a qualquer orçamento familiar, prejudicando assim a reciclagem.
Agora digam-me vocês, devemos fazer a reciclagem ou não???
que fixe!!! tens muito jeito...:)
ResponderEliminar