Neste fim de semana comemora-se uma data importante em várias religiões, principalmente na católica, a morte e ressurreição de Cristo.
Mas não estou aqui para falar sobre isso, porque apesar de ser católica, não sou muito praticante.
Num destes dias, ouvi duas colegas de trabalho a questionar-se sobre a razão de se associar os coelhos e os ovos à Páscoa, então eu pensei, por ignorância ou mesmo incompetência também não sabia a história, por isso cheguei a casa e lá fui eu pesquisar e descobri, se existe alguém na "nossa" situação aqui vai a história.
O coelho está relacionado a esta data porque este animal representa a fertilidade, o nascimento e esperança de novas vidas.
Mas o que tem a reprodução a ver com a Páscoa, perguntam vocês?! Tanto no significado judeu quanto o cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova, os ovos também representam a fertilidade e a vida.
Também existe a lenda de que uma mulher pobre, que não tinha como presentear os seus filhos no domingo de Páscoa, cozinhou alguns ovos de galinha e pintou-os. Ela teve a ideia de os colocar num ninho e escondê-los no quintal da casa. Quando as crianças os encontraram, um coelho apareceu por perto e fugiu, aí as crianças acreditaram que foi o coelho que os trouxe. Desde então as crianças acreditaram no coelho da Páscoa.
Desejo a todos uma Feliz Páscoa.
Até Breve!
Sem comentários:
Enviar um comentário