sábado, 10 de setembro de 2011

Dietas!!!





  No tempo dos meus avós existia um ditado popular que dizia: - "Gordura é formosura", claro que naquele tempo não tinham noção do que estavam a dizer.
  Hoje em dia gordura em excesso é sinal de um distúrbio, uma grave doença física ou psicológica que pode levar á obesidade.
  Eu faço parte das estatísticas de obesos em Portugal, confesso que quase cheguei á obesidade mórbida.
  Desde a adolescência, tive excesso de peso, mas nunca me preocupei com isso, entretanto fui a uma ervanária, onde supostamente tinham uma nutricionista que me aconselhou a fazer uma dieta, onde não podia comer quase nada e tinha que tomar os produtos "naturais" que a ervanária vendia, claro!!!
  Consegui suportar este regime um ano e meio, hoje sei que foi o maior erro da minha vida, porque gastei imenso dinheiro nos produtos e ao fim apesar de ter perdido peso, acabei por ganhar esse peso e ainda engordei outro tanto, levando-me quase a uma depressão.
  Só passados quase dois anos, é que consegui recuperar um pouco da minha autoestima e através do meu médico de família que me informou da possibilidade de ter consultas gratuitas com um nutricionista no centro de saúde, apesar de ainda não acreditar que conseguiria voltar a fazer dieta, resolvi marcar uma consulta.
  Desde a primeira consulta, fiquei entusiasmada, porque a dieta que ele me aconselhava não me proibia de comer quase nada, apenas me ensinava a comer da forma mais correta, porque aí apercebi-me dos maus hábitos alimentares que praticava.
  Frequento as consultas de nutricionismo acerca de dois anos e meio e ainda não cheguei a metade da etapa que me espera, muito por culpa minha, porque não tenho força de vontade, o meu lema é: - "Devagar se vai ao longe!", o que importa é não perder a vontade de querer ultrapassar os nossos medos, as nossas frustrações, os nossos desgostos, as nossas doenças, embora há circunstâncias da vida que muitas vezes nos afetam, tanto positiva como negativamente, mas nestes momentos temos que ganhar forças, levantar a nossa autoestima e superar tudo.
  Claro que existe também a outra face da moeda, em que pessoas chegam a uma magreza extrema, essa situação também não é fácil de superar, porque a pessoa perde completamente a noção da realidade e vai sempre pensar que está gorda.
  Todas as situações em que a parte psicológica da pessoa é afetada, acaba por provocar distúrbios na personalidade e levar muitas vezes, infelizmente, a um desfecho trágico, como a morte.
  Por favor, dietas loucas não!!! Quando necessitarem de ajuda procurem um especialista creditado, só ele poderá ajudar-vos.



                                                                        Até Breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário