quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Bons tempos!!!!



    A vida nos meus tempos de juventude não era nada, nada fácil, eu e os meus irmãos passávamos muitas necessidades. Quando nós íamos ao vendeiro (espaço tipo café, mas que vendia também mercearia) ele tinha sempre cascas de queijo em cima do balcão, porque ele vendia sandes de queijo e nós apanhávamos as cascas devagarinho e íamos lá para fora as rapar, muito bom, porque nós em casa não comíamos queijo mas sim pão grosso (pão de lavrador), com cerca de quinze dias. Quando os meus pais coziam pão era sempre cerca de 15 arrobas, era sempre feito 3 em 3 semanas e servia para nos alimentar e ás pessoas que por vezes iam lá a casa. Claro que nós a comer este pão todos os dias, enjoávamos e naturalmente adorávamos o trigo de cantos (pão tradicional de Amarante, também conhecido por trigo de cantos) e nós chamávamos-lhe trigo de queijo. A minha mãe quando ia á feira trazia sempre esse tipo de pão, não para nós, mas sim para o meu pai. Claro que nós tínhamos que comer, porque era bom demais e então  roubávamos á minha mãe o tal pão, claro que a minha mãe descobriu e nunca mais podemos comer esse pão. Meu irmão, que era mesmo traquina, como não podia comer desse pão começou a roubar de vez em quando um salpicão á minha mãe ( fazíamos todos os anos o fumeiro, historia que contarei numa próxima), para o levar para a escola. Chegando á escola ele tocava-o por esse desejado pão! Pensando bem seria um erro, mas garanto que sabia bem melhor o pão, do que o salpicão! 



Uma HISTORIA DE OUTROS TEMPOS
LAURINDA NEVES  


Sem comentários:

Enviar um comentário