quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ás quintas ( duas vezes por mês)

 
  Nesta cronica vou contar as varias páginas da minha vida .Vou começar com a minha infância, quando eu tinha 11 anos tive que emigrar para França, como o meu pai era emigrante, ele  queria a família perto dele, mas ainda não tinha casa para todos e resolveu vir buscar o meu irmão com 13 anos e a mim. Estava radiante com esta ida, pensava que a França era outro "mundo", as casas as pessoas, mas afinal era tudo igual, mas esta ida não foi assim tão simples.Nesta altura, a maioria das pessoas passavam de assalto as fronteira, uns a pé pelas montanhas, outras de comboio. Eu e o meu irmão fomos de comboio, mas sem bilhete!Nosso pai não podia tirar bilhetes, porque não tínhamos passaportes.A viagem corria as mil maravilhas, fartamos-nos de brincar, correr saltar, até que chega os revisores, sem eu e o meu irmão darmos conta. Um senhor que viajava connosco nos avisa.
    - Vem ai os guardas e os revisores.
A aflição era total, e regressamos ao nosso compartimento, viajavam cerca de 6 pessoas connosco, não sabendo o que fazer vimos que estava uma senhora com uma saia muito grande, e nós nos enfiamos de baixo da saia.
    -Meus senhores e minhas senhoras, bilhetes e passaportes, quantos estão? disse o revisor.O nervosismo tomava conta de nos, mas verificando os bilhetes e os passaportes, se foi embora, nos deixando um grande alivio por não sermos descobertos.
    Chegamos finalmente a França, fomos para Auberjenville, fica a cerca de 45 minutos de Paris e ficamos hospedados numa casa de familiares, nosso pai ainda não tinha casa própria, mas não foi assim tão fácil a adaptação.....

                                           Continua nas próximas PÁGINAS DA VIDA.

Sem comentários:

Enviar um comentário