quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Páscoa



No meu tempo, a Páscoa não era vivida como é hoje em dia, mas sim de uma maneira diferente. Para a nossa família era sempre uma festa e sempre com muita alegria. O dia de Páscoa para mim era um dos melhores dias do ano, porque o meu padrinho me dava a rosca, porque naquele tempo era mesmo uma rosca que os padrinhos davam aos afilhados, não como hoje em dia,mas a minha rosca não era uma qualquer, era enorme e claro isso metia muita inveja ao meus irmãos porque não recebiam ou se recebiam eram pequenas. Era sempre bom aquele dia, porque nós em vez de comer o famoso caldo pela manhã, comíamos uma deliciosa malga de café com o nosso pão que fazíamos lá em casa. No fim de comer íamos sempre à missa, todos contentes, porque apesar de já termos comido, também íamos todos bem vestidos e com socos novos. No fim da missa vínhamos para casa, para ajudar a nossa mãe a preparar o almoço, como sempre tínhamos muita gente lá em casa para almoçar e como era Páscoa ainda era mais gente. O almoço também era muito mais elaborado e nós podíamos sempre nos deliciar com tanta comida diferente do habitual, principalmente nos doces. No final do almoço arrumávamos a casa e ficávamos à espero do compasso (visita do padre à nossa casa com a cruz). Como era um dia de festa meu pai e minha mãe pouco embirrava connosco e nos deixava "andar". Recordo com muito agrado a Páscoa da minha infância na nossa casa.


 Uma pequena História de Outros Tempos 
Laurinda Neves





Sem comentários:

Enviar um comentário