sábado, 22 de dezembro de 2012

ESPECIAL NATAL


Meus queridos seguidores, não posso deixar de agradecer o fantástico carinho de todos vocês, por a fantástica proporção da minha crónica e o êxito da mesma, beijinhos a todos um feliz Natal um prospero ano novo, hoje umas receitas especiais.

Bacalhau com todos

Ingredientes:
  • 4 postas bacalhau demolhado
  • 4 und. 4 batatas grandes e 4 ovos
  • 750 g grelos de couve
  • 400 g grão de bico
  • 4 dentes alho
  • 1 und. cebola
  • 3 col. sopa colorau
  • 1 ramo salsa
  • q.b. sal e pimenta
  • q.b. azeite e vinagre
  • Preparação:
Ponha o grão (que deve ter estado de molho desde a véspera) a cozer. Tempere com sal só quase no fim da cozedura. Entretanto, descasque as batatas e escolha os grelos e a salsa e lave.Coza as batatas, os grelos e os ovos. Coza o bacalhau durante 10 minutos. Entretanto, descasque e pique a cebola, os alhos, e a salsa e coloque em tacinhas assim como o colorau, separando os ingredientes, de acompanhamento.Depois de tudo cozido componha uma travessa com “todos” e sirva com o azeite e o vinagre à parte, assim como todos os ingredientes de acompanhamento.

Peru assado 

Dicas para assar um peru perfeito
Primeiramente certifique-se de que o peru todo está descongelado. Retire os miúdos e lave a ave toda em água corrente por dentro e por fora. Se a sua receita deixa o peru de molho em temperos (marinando), faça-o agora. 
Seque todo o peru por fora e por dentro com toalhas de papel. Tempere o peru todo com sal e pimenta-do-reino por fora e dentro da cavidade e siga esses passos:

  • Amarre as assas do peru e/ou costure a abertura da cavidade (esse passo é necessário somente para aves recheadas).Besunte o peru com bastante manteiga amolecida misturada com colorau. Isso irá deixar o peru com uma cor bronzeada. Asse o peru no forno pré aquecido médio (180°C), primeiramente coberto com papel alumínio (2/3 do tempo) e depois descoberto para dourar a pele. Use a tabela abaixo para calcular o tempo de forno. De vez em quando, regue o peru com o líquido que se forma na assadeira para evitar que ele resseque. Faltando 45 minutos para o final do cozimento, retire o papel alumínio, besunte mais manteiga com colorau e retorne ao forno, descoberto, para a pele dourar bem

Tempo de cozimento do peru
Como regra geral, calcule aproximadamente 40 minutos de forno médio (180°C) para cada quilo da ave (peru sem recheio). 
Use a tabela abaixo apenas como referência, o tempo de cozimento pode variar conforme o tipo de forno e tamanho da ave.
Todos os tempos abaixo são referentes ao cozimento em forno médio (180°C).
Para fazer um peru recheado, aumente em 30 minutos os tempos de cozimentos abaixo. 


Tempo de cozimento do peru (sem recheio)em forno médio (180°C)

Peso aproximadoTempo de forno
4 kg2hs45m
5 kg3hs20m
6 kg4hs


Como saber se o peru já está pronto?
A melhor maneira de verificar se o peru está pronto é usando um termómetro culinário que você encontra em casas de artigos de cozinha. Insira o termómetro na parte mais grossa da coxa do peru, sem tocar o osso. A temperatura deve entre 80-85°C.
Não tem termômetro?
Sem problemas. Outro método simples mas eficaz é fazer um corte na parte mais grossa da ave, geralmente a coxa. O líquido que escorrer deve ser claro, sem nenhum traço de sangue ou cor escura.

Como fazer o molho para o peru
Retire o líquido que se formou na assadeira durante o cozimento do peru e passe-o por uma peneira coberta por um pano de prato limpo. Isso irá separar parte da gordura. Coloque o caldo numa panela e leve ao fogo médio, retirando sempre a gordura que se forma na superfície. 
Depois que a maioria do gordura tiver sido retirada, aumente o fogo, acrescente aproximadamente uma xícara de caldo de legumes ou de galinha e deixe o líquido reduzir e engrossar. Se desejar, misture um pouco de amido de milho (maisena) para engrossar mais ainda o caldo. 
Você pode incrementar esse caldo de várias maneiras,como por exemplo:

  • Adicionar castanhas portuguesas cozidas e picadas
  • Usar creme de leite no lugar do caldo de legumes ou galinha
  • Adicionar uma cálice de vinho do Porto durante o cozimento do caldo
  • Acrescentar frutas secas como passas, figos secos e tâmaras ao cozimento do caldo

Ingredientes:
1 l de leite
1 pitada de sal
100 g de aletria
1 casca de limão
1 pau de canela
200 g de açúcar
50 g de manteiga
canela em pó

5 gemas de ovos

Preparação:
Leve o leite ao lume com uma pitada de sal, o pau de canela e a casca de limão até levantar fervura.
Adicione a Aletria partida em bocadinhos, o açúcar e a manteiga, mexa e deixe a massa cozer até absorver todo o leite. (Se a massa ainda não estiver cozida acrescente mais um pouco de leite).
Retire do lume e junte as gemas bem batidas mexendo sempre para não talharem, leve novamente ao lume continuando a mexer até cozerem .
Retire o pau de canela e a casca de limão e verta para uma travessa.
Polvilhe com canela em pó.


                           Bom apetite e boas festas!!




Sem comentários:

Enviar um comentário